fbpx

Ser ou se tornar um empreendedor digital é aprender a utilizar a internet a seu favor e do modo certo. Montar um site é fácil, mas o complicado é ter um processo de criação que traga aqueles resultados almejados.

O mais importante é pensar em dois cenários: o do empreendedor que quer migrar para a internet e o que deseja começar de maneira online. Bem como, o segredo é aprender a proceder das duas formas e da maneira adequada.

O texto tem a proposta de mostrar as atitudes que auxiliam a ser ou se tornar um empreendedor digital de sucesso. Dessa forma, 2020 se tornará um ano de mudança e um novo marco, porém a direção depende de si mesmo.

Como o empreendedor digital pode usar a internet a seu favor?

Para usar a internet a seu favor, vale lembrar que a primeira atitude já foi tomada e se trata de buscar informações. Do mesmo modo, confira a seguir sete dicas para que o empreendedor digital comece do modo certo:

Apenas o trabalho gera resultados: Não há milagres

Várias promessas estão disponíveis e te fazem acreditar que existe uma fórmula mágica para ganhar dinheiro. No entanto, a confirmação prática não existe e o principal é evitá-las, porque a serventia não é das melhores.

O trabalho é o seu maior aliado e tem poder de gerar resultados, pois te faz aprender na prática. Ao mesmo tempo, o empreendedor digital deve estudar o seu nicho e trazer soluções que sejam inovadoras.

Caso você se depare com uma promessa surreal, evite acreditar e o principal é saber que a meta é apenas vender. Ao evitar, a tendência natural é que você se concentre no trabalho e consiga aprender na prática.

Onipotência: O empreendedor digital tem condição de estar em ‘todos os locais’ que o cliente está

O empreendedorismo digital é vantajoso por um motivo em especial: ele traz uma sensação de onipotência. Sendo assim, o empreendedor tem condição de estar em vários locais ao mesmo tempo e esse fato facilita as vendas.

Por exemplo: um site bem ranqueado faz o cliente te encontrar nas buscas orgânicas do Google. Por outro lado, ainda há as redes sociais e é fundamental trabalhar as estratégias para estar lá também.

No final das contas, é justamente essa onipresença que faz com que o empreendedor tenha presença na vida do público. Obviamente que a dica é que seja orgânico e sem ‘forçar a barra’, pois todo excesso é ruim.

Multitarefa: Muitas ações podem ser feitas por você mesmo

A vida de um empreendedor digital é um aprendizado constante e especialmente para aqueles que estão começando. Em outras palavras, empreender é bater o escanteio, cabecear a bola e ainda fazer a defesa.

Empreender na internet é positivo e possibilita fazer uma série de ações sozinho e reduzindo os custos. Igualmente, é possível aprender a cuidar das redes sociais, criar conteúdo e estudar sobre ranqueamento orgânico.

Basta apenas estudar e tenho certeza que isso você já faz, pois empreender é estar constantemente estudando. Aliás, vale destacar que esse estudo que traz um enorme diferencial e se trata de estar na frente da concorrência.

Estude a concorrência e se diferencie dela

Na época em que ‘tudo era mato’, porque, embora você não saiba, o mundo era bem diferente em 1997. Naquele tempo, a internet engatinhava no Brasil e era preciso gastar muito dinheiro para estudar a concorrência.

Em 2020 é diferente e basta acessar o site das concorrentes, entender o que está sendo trabalhando e ainda é possível olhar as redes sociais. Do mesmo modo, é possível entender os pontos positivos e aqueles que são negativos.

O empreendedor digital tem condição de compreender qual diferenciação deve ser trabalhada e o momento correto. De fato, ainda dá para replicar algumas práticas e o principal: você não precisa gastar nada para saber.

Empreendedor digital: interaja com o público em todas as plataformas possíveis

Se no seu site ou blog, você deve oferecer uma pegada mais profissional e formal, nas redes sociais a pegada deve ser outro. Juntamente com essa diferenciação, é preciso que você consiga interagir com o público.

Um bom exemplo é o Instagram e você pode usar a estratégia de sortear algo, porem com algumas condições. É bastante comum pedir que o seu seguidor curta a sua página, marque um amigo e concorra a algum brinde.

Perceba um fato: você está engajando o seu público e fazendo com que divulguem a sua página para outra pessoa. Contudo, o empreendedor digital deve oferecer algo bom, mas e você: o que pretende sortear?

Feedback: Use a internet para saber das impressões do seu público sobre o seu negócio

Seu time do coração soltou a escalação para aquele jogo de domingo e você decide ler os comentários. Em seguida, percebe que muitos outros torcedores xingam o técnico e alguns apoiam, mas eles estão interagindo.

Já pensou se você resolver fazer o mesmo e pedir para que o seu público comente na sua postagem. Além disso, dá para abrir a possibilidade de enviar uma mensagem inbox e o principal: você está ouvindo o feedback do público.

O empreendedor digital precisa entender um ponto: as informações do público ajudam a criar soluções novas. Sem contar que permite saber o desempenho do seu produto ou serviço e a maneira de evoluí-lo.

O alcance da internet é alto, porém com custo mais baixo

Por fim, a internet te leva a ‘locais’ inimagináveis e com um custo bem baixo, pois você precisa de apenas três coisas. Se trata de ter um computador pessoal, uma rede de conexão banda larga e boas ideias na cabeça.

Pode-se afirmar que empreender pela internet é valorizar o seu capital intelectual e com um custo menor. Entretanto, é preciso estudar, se dedicar e investir tempo na busca por soluções que tragam diferenciais para você.

No final das contas, o empreendedor digital pode começar na internet ou migrar o negócio, e o principal é que faça tudo com planejamento. O principal você já tem: a vontade de fazer o seu negócio crescer cada vez mais.